segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Construções do Futuro

Olá gente, dando continuidade ao "Universo da Impressão 3D", hoje irei falar sobre algumas coisas que acredito que dentro de um curto período de tempo estará sendo utilizado na construção civil.

Já se utiliza a impressão 3D para diversos fim, mas recentemente foi retirado do papel os projetos de impressão de casas, porem elas não impressas como se fossem uma unica peça, as casas são divididas em blocos e depois juntados esse blocos para dar origem as residencias. Os dois projetos que eu encontrei na internet já em execução é um chines na cidade de Xangai e outro em Amsterda.

O projeto chines é um mais ecológico onde se utiliza em sua maior parte concreto reciclado e fibra de vidro. Somente as paredes foram impressas, mas em vinte e quatro horas foi capaz de erguerem dez casas. E uma grande vantagem que se pode ver nesse projeto é o baixo custo, visto que cada casa sai em torno de cinco mil dólares. O vídeo a seguir mostra como foi parte do processo de impressão e de montagem das casas.


Mas o que eu achei mais interessante  foi o de Amsterda, onde tem um design próprio baseado na arquitetura tradicional das casas de canal da região, a ateria prima principal é um polímero de 80% de óleo vegetal. Elas esta sendo impressa em partes para ser montada como se fosse um Lego. Basicamente é isso em breve espero trazer mais informações sobre este projeto, pois ele ainda não foi concluído. O próximo vídeo é um pouco sobre  o projeto da 3D Print Canal House, esse é o nome do projeto.


Por hoje fico por aqui, não sei se quinta terá post novo, na próxima segunda tem post novo do "Universo da Impressão 3D", acabou ficando esse nome mesmo. Não se esqueçam de divulgar o blog e comentem sugestões, o que acharam, se faltou alguma coisa, o que eu posso botar aqui.
Vou ficando por aqui e até segunda.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Uma maquina compacta

Hoje falarei sobre a Smartrap Mini uma impressora que você não pode se deixar enganar pelo tamanho pois ela pode imprimir a mesma coisa que uma Prusa Mendel ou até mais.



Uma das grandes vantagens dessa impressora é sua estrutura compacta comparada a tantas outras. Outra vantagem ao meu ver é a baixa quantidade de componentes necessários para sua construção:
- 16 componentes impressos;
- 6 barras lizas de 8mm;
- 12 rolamentos LM8UU;
- 4 motores NEMA 17;
Entre outros que são comuns nas RepRaps.


Então, deve ser uma impressora relativamente fácil de montar por ter menos componentes, acredito que com minha experiencia em estar montando um Prusa Mendel isso deve ser realmente mais fácil.



Talvez no futuro para minha segunda impressora 3D eu monte essa e sim já estou pensando na próxima mesmo na tendo terminado a Prusa.
Esse foi um post curto, pois não tem muito o que falar sobre ela, o funcionamento e o mesmo que a maioria, plastico injetável.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado, comentem o que acharam. Não se esqueçam, segunda tem novo post do "Universo da Impressão 3D" e divulguem o blog. Valeu por quem ta lendo e acompanhando o blog.



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Produza você mesma

Olá pessoal, primeiramente ao pessoal que acompanha o blog, desculpa pelo atraso com as postagem. É que acabei me enrolando esse ultimo mês, e em decorrência disso acabei atrasando as postagens. Sem mais delongas vamos ao que interessa, impressoras 3D.

Hoje falarei sobre uma novidade mais voltada para o universo feminino, mas que de certa forma é interessante para quem tem uma namorada ou coisa do tipo. No inicio desse ano a estudante Grace Choi, pra variar tinha que ser descendente de asiáticos (Risos), de Harvard apresentou sua criação, a Mink, uma impressora 3D que produz maquiagem.


O funcionamento dela é bem simples, você viu alguma tonalidade na rua que achou que seria interessante para uma sombra ou batom por exemplo, ou tava assistindo algum tutorial de maquiagem, é só tirar uma foto ou um print, no caso de videos, e utilizando qualquer editor de imagem seleciona a cor e dai é só mandar imprimir.
Todo o material usado para a impressão, são materiais aprovados pelo FDA, o órgão responsável pelo contro de cosméticos e alimentos no EUA.  Através da apresentação é possível perceber que alem da facilidade de ter a maquiagem em tons diferentes, é de os consumidores de maquiagem não ficarem presso a ditadura de tendencias imposta pelos grandes oligopólios da industria da beleza.

Apresentação do projeto


Vocês podem vir a perguntar: Sera que vai ser o fim das empresas do ramo?
E a resposta é simples. Não.
O porque disso é simples, essas maquiagem não terão o mesmo nível de estudo e pesquisa que nas grandes empresas do ramo tem. Mas acredito que forçara esses empresas a terem uma gama maior de variedades e não ficarem limitadas "as cores da estação". E se elas forem inteligentes poderão se aproveitar dessa nova maquina para si mesma. E como elas podem se aproveitar é simples, como atualmente existem biros de impressão 3D, elas podem criar biros de impressão de maquiagem ou simplesmente desenvolverem maquinas do tipo próprias da marca e que só poderão utilizar matéria dessa marca.
O vídeo a seguir a criadora demostra o funcionamento em uma entrevista a CNN.


Então é isso pessoal, vou tentar manter a regularidade de novo, ainda não sei se vou conseguir preparar um post pra quinta, mas semana que vem tudo deve estar de volta ao norma. Esse foi o retorno do Universo da Impressão 3D e quinta com os posts diversos. Divulguem o blog, comentem sobre o que querem ver aqui ou sugestões. Até a próxima e... FUI!