segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O futuro esta a um passo de nós

E que se inicie a nova faze do blog, com fundo novo, logo trarei uma logomarca para cá, novidades constantes sobre impressão 3D, de agora em diante vai ser assim e espero que gostem de como esta ficando e como vai ficar. E vamos lá.

Um dos maiores desafios da medicina nos dias atuais é a imensa fila de espera para transplantes de orgão. Nos últimos 10 anos o numero de pacientes na fila de espera por transplantes dobrou, enquanto o de transplante realizados mau aumentou.
O projeto atual do DR. Anthony Atala é sobre a criação de uma maquina que é capaz de imprimir orgão com células vivas do próprio paciente, assim evitando possíveis rejeições do orgão. Esse projeto já visa o futuro onde existirá um equipamento igual ao que aparece no inicio do filme "O Quinto Elemento", o funcionamento se da a partir do escaneamento de todo o corpo e onde houver orgão(s) ferido(s) e/ou ferida(s) a maquina já imprimirá os tecidos que o paciente necessita sobre o próprio paciente.
já foi impresso um coração inteiro cujo era capaz de se contrair poucas horas após o termino da impressão.
O vídeo a seguir foi a presentação do DR. Anthony Atala no TED de 2011, onde ele fala sobre os avanços e as dificuldades deste projeto. (O principal foco do vídeo não é sobre impressão de orgão mas sim de medicina regenerativa)



Após esse vídeo se quiserem ter uma perspectiva do quanto já evoluiu em dois anos deixarei aqui o link da pagina onde esta o vídeo do TED de 2009 também com o DR. Anthony Atala (http://tinyurl.com/po2zkjg)
Depois desse vídeos, imagine quando for possível imprimir um pulmão, que geralmente é o orgão mais difícil para se obter bom o suficiente a serem transplantados.

Quarta postarei como esta a evolução da construção da RepRap e segunda que vem tem mais do "Universo da Impressão 3D" nome provisório destes posts que farei as segunda, aceito sugestões de nomes e vamos que vamos.


Fonte: Vídeo retirados do YouTube,



Nenhum comentário:

Postar um comentário